top of page

Qual a relação entre os hormônios da mulher e a visão?

  • Foto do escritor: Dr. Leonardo Cabral CRM GO 16.365 / RQE 11.471
    Dr. Leonardo Cabral CRM GO 16.365 / RQE 11.471
  • 31 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de jun. de 2020

Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia.

MEDICO OFTALMOLOGISTA GOIANIA
CLIQUE E AGENDE SUA CONSULTA

Por que os hormônios da mulher influenciam na visão?


Os hormônios variam muito ao longo da vida naturalmente e mais ainda por uso de anticoncepcionais orais e gravidez. Devido a essa variação as mulheres podem apresentar mudanças também na visão durante a vida.


A mudança dos níveis de estrógeno e progesterona podem afetar as glândulas da pálpebra que produzem a secreção natural que lubrifica os olhos e isso pode levar a olho seco. Além disso é comum uma variação na refração (“grau dos óculos”) fazendo embaçar a visão e sendo necessárias visitas frequentes ao oftalmologista.


MÉDICO OFTALMOLOGISTA EM GOIÂNIA
CLIQUE E AGENDE SUA CONSULTA

Gravidez


De uma mesma forma a gravidez, e suas variações hormonais, podem causar alterações na visão. Olho seco e flutuação visual são comuns. Porém se a visão ficar muito embaçada de repente, pode ser sinal de picos de pressão alta ou diabetes gestacional. Procurar o médico é fundamental nesses casos.

 

Menopausa


Menopausa é definido como um evento fisiológico que marca a cessação da capacidade reprodutiva da mulher. Esse período (e sua transição) pode levar a várias alterações no corpo e nos olhos não seria diferente.

Links Úteis:


O risco de se ter olho seco aumenta em ambos os sexos com a idade, porém a incidência é maior em mulheres a partir de 50 anos. Não é muito bem definido o mecanismo exato de como o estrogênio e a progesterona (hormônios) atuam no desenvolvimento dos sintomas, porém sabe-se que eles influenciam diretamente a qualidade da lágrima e nas glândulas que promovem a lubrificação dos olhos.

 



Confira dicas para a mulher manter uma boa saúde para os olhos:


É possível melhorar o conforto dos olhos com o uso de lubrificante ocular (prescrito pelo oftalmologista) e uma alimentação rica em ômega-3 (DHA) como salmão, farinha de linhaça e nozes por exemplo. Alguns trabalhos estão avaliando se a Terapia Hormonal poderia ajudar em olho seco porém os resultados são ainda inconclusivos. De qualquer forma o ideal nesse período singular da mulher é ter sempre um acompanhamento médico para transcorrer tudo da melhor forma possível!

OFTALMOLOGISTA EM GOIÂNIA
EM GOIÂNIA CLIQUE E AGENDE SUA CONSULTA

(Fonte: American Academy of Ophthalmology. Essas orientações não substituem uma consulta médica.)


Para agendar uma consulta com o Dr. Leonardo Cabral CLIQUE AQUI ou se preferir ligue (62) 3946 9001. Se você estiver usando celular clique no ícone verde para mandar mensagem por whatsapp.

 
 
 
bottom of page